Foi realizada nesta segunda-feira, dia 23, durante a última sessão ordinária do ano de 2013, a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santo Antônio das Missões. A chapa um, que tem como presidente a vereadora Claudete Druzian (PSB), foi a vencedora por cinco votos a quatro.
Também fazem parte da nova Mesa Diretora como vice-presidente Antônio Ruy Pereira (PDT), 1º secretário Rômulo Barros (PSDB) e 2º secretária Leticia Pavanelo (PDT). O voto decisivo coube ao vereador Felisberto Ferreira (PDT), que não fez parte de nenhuma chapa e votou na chapa um. A chapa dois foi composta por Paulo César Pedroso (PT) como presidente, José Alcion Moura (PP) como vice-presidente, José Zanir Berro (PP) como 1º secretário e Aldo Machado (PP) como 2º secretário.
Após a vitória, a futura presidente agradeceu aos colegas e garantiu que o Legislativo vai continuar sendo parceiro do Executivo para o desenvolvimento do município. “Temos que traçar metas e linhas para fazer o melhor que pudermos”, disse. O mandato da nova presidente da Câmara começa no próximo dia 31.
Rômulo usou grande expediente para agradecer
Presidente da Câmara no ano de 2013, o vereador Rômulo Barros usou o grande expediente para agradecimentos. “Essa Câmara desempenhou seu papel principal”, disse, citando ações desenvolvidas pelo Legislativo. Segundo ele, que agora será 1° secretário, mais de 100 proposições foram analisadas no plenário. Também destacou que a Câmara sempre tentou ajudar o Executivo no desenvolvimento do município. Lembrou da parceria com a administração municipal no uso dos recursos repassados pela Câmara a Prefeitura. Rômulo disse que a tribuna foi espaço para manifestações de secretários,
vereadores e populares tanto de crítica como de apoio. Ele ainda agradeceu aos funcionários. “Obrigado a todos, até a próxima sessão”, finalizou.
Contratações em pauta na ordem do dia
Na ordem do dia, estiveram vários projetos para contratação emergencial de profissionais para diversos setores da Prefeitura – alguns deles é renovação. Para a área da Saúde, três projetos foram aprovados por unanimidade: o primeiro prevê a contratação de um enfermeiro, o segundo de odontólogo, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, médico clínico geral e agente de campo, e o terceiro de profissionais para o Samu. Também foi aprovado por unanimidade um projeto de lei que dispõe sobre a contratação de três operadores de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas.
O projeto que autoriza a contratação de um psicólogo e dois especialistas em Educação foi aprovado por sete votos a favor e uma abstenção – Antônio Ruy Pereira se absteve. Mais dois projetos do Executivo foram aprovados por unanimidade: a contratação de profissionais para os programas da Secretaria de Assistência Social e a contratação de um engenheiro civil. O grande número de projetos de contratação na sessão deve-se ao fato que vários contratos vencem em janeiro, mês em que a Câmara estará em recesso.
O projeto que autoriza o Executivo a outorgar a concessão de um bem imóvel à Associação de Produtores e Artesões Missioneiros (Apam), mais conhecido como Quiosque, foi baixado às comissões. Em pauta também o projeto de Antônio Ruy Pereira, que inclui no currículo escolar das escolas municipais a disciplina “Noções de Prevenção Contra as Drogas”, que segundo o vereador busca complementar a lei federal devido ao aumento do uso de drogas no município. “Há cursos de capacitação para professores sem despesas”, afirmou. O projeto foi aprovado por sete votos a favor e uma abstenção de Alcion Moura. Também foi aprovado, este por unanimidade, o requerimento do vereador José Zanir Berro pedindo que a Prefeitura ceda um pedreiro para as obras de ampliação do Lar da Criança, que o material já está comprado.
Sessão de muita reclamação contra a Cermissões
O grande expediente da sessão ordinária de número 44 de 2013 foi marcado por muita reclamação por parte dos vereadores contra a Cermissões, cooperativa responsável pela distribuição de energia elétrica no município de Santo Antônio das Missões. Alcion Moura, Leticia Pavanelo e Antônio Ruy Pereira reclamaram das frequentes quedas mais uma vez. Isso porque faltou luz no domingo, dia 22, das 10h às 13h, aproximadamente, conforme previsto, mas voltou a cair a energia elétrica às 22h40 e retornou só às 3h40, aproximadamente, da madrugada de segunda-feira. Já o vereador José Zanir Berro manifestou repúdio a RGE, que segundo a Cermissões é a responsável pelo transtorno.
Autor: Vladson Ajala