A primeira bebida energética orgânica do Brasil, que está sendo vendida no país e também no Chile, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Japão (foto acima), é fabricada aqui em Santa Maria. A Organique Energy Drink, desenvolvida por um empresário de Porto Alegre, é feita à base de açaí, erva-mate e guaraná orgânicos, sem adição de conservantes ou corantes.
Segundo o gerente de marketing da BrasilBev, Thiago Folle, a ideia de criar a bebida foi do diretor da Organique, João Paulo Sattamini, que morava em Porto Alegre e colocou a mão na massa até conseguir chegar o produto final.
- Ele fazia um MBA e teve a ideia de fazer um produto genuinamente brasileiro e orgânico. Em casa, usando uma panela mesmo, ele foi testando e desenvolveu a fórmula em 2009. A fabricação começou a ser feita em 2012 - conta Folle.
A empresa cuida desde a compra da matéria-prima até a distribuição. Mas a produção foi terceirizada. A bebida é fabricada e enlatada em Santa Maria, na indústria Santamate, no Passo das Tropas, mas não é vendida aqui. Segundo Folle, as vendas anuais giram entre 500 mil e 600 mil latas.
Apesar de a bebida estar à venda em lojas especializadas de todo o país e em redes de mercados, como o Pão de Açúcar, o foco sempre foi a exportação. Por isso, o empresário João Sattamini trabalha hoje em San Francisco, da Califórnia, para ampliar as vendas da marca nos Estados Unidos. No site da empresa no Japão ( www.organiq.jp ), há relatos de vários atletas japoneses de maratonas e ultramaratonas que avaliam o produto.
Fonte: Diário de Santa Maria