Na tarde desta quarta-feira, o salão do Clube 7 sediou a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Santo Antônio das Missões. O evento, que acontece a cada quatro anos, é o momento mais democrático do setor, reunindo a população, profissionais da área, prestadores de serviço e lideranças para avaliar a realidade local e definir as diretrizes para o futuro da saúde pública no município.
A mesa de autoridades contou com a presença do prefeito, do presidente da Câmara de Vereadores, de secretários municipais — como a secretária de Assistência Social, Priscila Nunes —, além do Coordenador Regional de Saúde, Rodrigo Reis.
Palestra magna e debates em quatro eixos temáticos
Um dos grandes destaques da programação foi a palestra ministrada pela assistente social Daniela Fraga. Com forte atuação na região e formação voltada às políticas públicas e garantia de direitos, Daniela trouxe reflexões essenciais sobre o papel do controle social e do atendimento humanizado no SUS, sendo muito elogiada pelos presentes. O secretário de saúde, Lauro Boccaccio, destacou que quem não pôde comparecer perdeu uma rica oportunidade de aprendizado.
Após a palestra, o público foi dividido em quatro grupos de trabalho para discutir eixos temáticos essenciais: soberania, oferta de serviços e financiamento do setor.
O secretário Lauro explicou que esses debates são fundamentais para que a gestão entenda onde estão os gargalos do atendimento. Como exemplo, o secretário pontuou que o município vive um momento histórico com seis médicos na atenção básica, o que acabou gerando um reflexo imediato dentro da própria rede: o aumento de demanda por exames e consultas com especialistas.
Todas as discussões geraram propostas que foram compiladas em um relatório final oficial, anexo à ata do evento. Este documento servirá de base para que a Secretaria Municipal e o Conselho de Saúde tracem as metas e o planejamento estratégico para os próximos anos.
Demandas levantadas e a participação da comunidade
Após mais de 30 dias de mobilização nas rádios locais, a conferência trouxe resultados práticos, mas também gerou uma reflexão sobre a participação da população. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Odineia, avaliou os debates como excelentes e calorosos, mas lamentou a baixa adesão do público geral urbano. Dos mais de 10 mil habitantes do município, pouco mais de cem pessoas compareceram, registrando-se o número de 20 usuários diretos do SUS na plenária.
A presidente ressaltou que a conferência é o local correto para propor melhorias estruturais, enfatizando que as cobranças devem ser feitas nesses espaços de decisão.
O protagonismo do interior e as principais propostas
Por outro lado, o grande destaque do evento foi a forte mobilização da comunidade do Cerro do Ouro, que compareceu em número expressivo para lutar por melhorias na zona rural.
Entre as principais demandas e propostas aprovadas na conferência, destacaram-se:
Atendimento no interior: Fortalecimento das equipes e maior regularidade no atendimento médico e de enfermagem nas localidades rurais.
Novas especialidades: Solicitação para ampliação e melhor oferta de serviços nas áreas de psicologia e fisioterapia.
Serviços de apoio: Debate em torno da necessidade e viabilidade de uma farmácia com plantão 24 horas.
Rumo à Conferência Estadual
Ao final das atividades, a presidente do Conselho, Odineia, e o secretário Lauro agradeceram o empenho de toda a equipe do Conselho Municipal de Saúde, dos servidores administrativos e de todos os profissionais que colaboraram para a realização do encontro.
As propostas elencadas e aprovadas pela comunidade em Santo Antônio das Missões agora ganham força institucional e serão levadas pelos delegados eleitos para serem defendidas na Conferência Estadual de Saúde, em Porto Alegre.