Naryel Barcelos
Saiba dizer não. Você não é obrigada a nada
26/04/2021 09:21
Foto: DIVULGAÇÃO

Vivi grande parte da minha vida sendo criada por pai e mãe que falavam que minhas palavras tinham poder, que eu deveria ser o que eu desejava ser, me afirmaram sempre durante minha infância e adolescência sobre saber me impor quando algo não se encaixava com meu bem estar e que eu tinha capacidade de conquistar o que eu sonhava.

Durante parte da minha vida adulta, deixei de lado esses ensinamentos e parece que desaprendi a dizer não, e o reflexo disso está em toda minha jornada dali em diante. Foram anos onde eu me coloquei em segundo plano para tudo, foram anos que “dizer não parecia que era impossível”. Eu era adulta mas não tinha maturidade para entender que podemos amar com condições, e que tudo bem isso. Me machuquei, suportei o que não precisava, escutei o que não merecia e vivi momentos muito dolorosos para minha alma de mulher que sempre foi ensinada a ser autêntica e empoderada.

Hoje, passados alguns anos desses episódios, aprendi novamente a escutar quando meu pai dizia: “fale o que você sente, sua palavra tem poder.” E agradeço a ele esses ensinamentos, que hoje repasso aos meus filhos com muito orgulho de minhas raízes serem firmes e cheias de princípios.

E olha só... Deus e seus caminhos tortos mas sempre certeiros. Aqui estou eu, usando da minha palavra para dizer que você precisa saber dizer não, mesmo que seja para quem você mais ama nessa vida. Amar não te condiciona a aceitar tudo.

Vi um vídeo sobre esse tema feito pela incrível Mônica Salgado, e resolvi compartilhar também da minha vivência de aprender a dizer não, depois me submeter e me anular dizendo sim ou me calando pra tudo como uma mulher alienada. E hoje estar aqui, com toda a minha verdade explicando que você pode ter errado, como eu errei há muitos anos, mas que chegou a hora de falarmos sobre isso e precisamos entender o poder do NÃO.

Digo isso em todos os contextos, quando algo não se encaixa com tua visão e com o teu querer, diga NÃO. Seja para seus pais, para seus filhos, para seus amigos, para seu esposo ou para um desconhecido.

Saber dizer “não aceito” é libertador.

Não force a se encaixar onde você não entra, onde sua consciência diz que não é para você.

Se liberte e entenda que você não tem obrigação de atingir as expectativas alheias a ponto de deixar as suas de lado.

Parece egoísmo? Mas não é, é amor próprio e confiança no que você quer dizer para Deus e para o mundo.

Claro que algumas vezes nós como seres humanos que somos, feitos de carne, ossos, emoção, racionalidade, nos sacrificamos para deixar alguém feliz. Porém isso deve ocorrer em excessões e não ser a regra toda.

Entenda, você tem direito de não querer, não concordar e não aceitar o que te dói, o que não aceita e o que vai contra a tua visão. Ter amor próprio e se colocar em primeiro lugar não é egoísmo, é auto estima.

Esse tema nos traz tantas lacunas que é impossível tratar em uma única coluna.

Mas finalizo dizendo, saiba dizer não. Você não é obrigada a nada.

Se um dia você disse sim para o que te doía, esse dia já passou, ficou de aprendizado e hoje evoluímos entendendo que o NÃO nada tem a ver com revolta, mas sim, com liberdade de ser quem você é, e aceitar apenas o que cabe na tua jornada. Se liberte!

Estamos juntas.

Autor: Naryel Barcelos

Mais notícias - Naryel Barcelos