Geral
Será realizada a caminhada alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em Santo Antônio das Missões
18/05/2019 08:11
Foto: (Foto: Assessoria de Imprensa/Arquivo Pessoal)

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Santo Antônio das Missões promove, no dia 20 de maio (segunda-feira), uma caminhada alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O evento faz parte do “18 de maio”, uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro.

A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

O CREAS convoca as famílias, escola, sociedade civil e mídia para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescente de forma digna, saudável e protegida.

18 de maio de 1973

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Cronograma

- 08h30min: concentração na Figueira para a caminhada alusiva ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescente que irá iniciar às 09h, tendo como percurso a Av. Florduarte José Marques, encerrando-se no Clube 7 de Setembro, onde serão realizadas as demais atividades;

- 10h: apresentação de uma peça de teatro “O mundo de Rosália”. 

Autor: Tardelli Portela

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais notícias - Geral