Geral
Comércio santo-antoniense registra variação nos preços de materiais escolares
14/02/2019 09:38
Foto: (Foto: Ilustrativa / Internet)

Com a proximidade do início do ano letivo 2019 também inicia a correria dos pais de Santo Antônio das Missões na compra dos materiais escolares e a busca por melhores preços. E nesta semana a reportagem do Grupo Fronteira Missões fez um levantamento com proprietários do comércio local levando em consideração se haveriam reajustes comparado ao ano de 2018, qual o índice, itens mais procurados e as expectativas de venda.

Nos bazares, há o registro de aumento com índice aproximado de 8 a 10%. Um dos proprietários comentou que como antecipou a compra do estoque, isso ajudou a não ter tanto acréscimo nos valores. O outro evidencia que os materiais mais baratos são os comuns, ou seja, aqueles mais simples, já os marcas e personagens se percebe um aumento mais significativo. Esse proprietário ainda informou que as mochilas, como colocou à venda aquelas que teriam sobrado do estoque de 2018, os preços não tiveram aumento.

Quanto aos mercados, nos pesquisados, um afirma não ter tido acréscimo, os produtos se mantêm no mesmo valor de 2018. Em outro comércio, mesmo sem um índice exato, informaram ser perceptível um aumento em alguns itens, no entanto, reafirma-se que os materiais de marcas mais tradicionais são mais caros. Há aquele que disse que conseguiu adquirir produtos com valores abaixo comparado ao ano passado, e que este fator, talvez se dê pela pesquisa de preço feita quanto a fornecedores. Esse mesmo comerciante detalhou que no seu estabelecimento os valores reduziram nos materiais simples, já aqueles licenciados (de marca e personagem) os custos seguem o padrão de 2018. A maioria dos estabelecimentos destacam uma expectativa de maior venda para o final do mês de fevereiro, considerando o início das aulas. E aos produtos mais procurados em Santo Antônio são cadernos, canetas, lápis e borracha.

ALGUMAS DICAS PARA ECONOMIZAR NAS COMPRAS DE MATERIAL ESCOLAR

Para ajudar a economizar na hora de fazer as compras de materiais escolares e não extrapolar no orçamento mensal, considerando que nos meses de janeiro e fevereiro muitas famílias gastam com férias, têm despesas extras, como por exemplo, IPVA e em algumas cidades tem IPTU, primeiramente é importante fazer um planejamento financeiro.

Depois, pesquise e compare preços, pois, como são muitas opções de lojas para realizar as compras, é válido fazer uma comparação de preços em lojas diferentes. Avalie se vale a pena pagar à vista ou parcelado, pois pagar à vista tem a vantagem de não prolongar os gastos, e as vezes, pagando à vista a empresa oferece ao cliente um desconto. Também verifique os itens que sobraram do ano anterior, porque alguns itens podem ser reutilizados. Faça uma lista específica antes de sair de casa, pois durante as compras, é possível que você se depare com materiais incríveis, mas que fogem totalmente do seu orçamento. Ter uma lista e segui-la irá poupar dúvidas desnecessárias e gastos imprevistos.

Outra ideia é economizar antes desse período de volta às aulas. Criar um cofre para esses gastos ajuda na organização financeira do ano todo. 

Autor: Jessica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral