Geral
Garruchos: Diversas atrações para comemorar seus 27 anos de emancipação político-administrativa
12/02/2019 10:19
Foto: Garruchos é conhecido como paraíso dos dourados (Foto: Arquivo GFM)

O mês de março é de festa no município de Garruchos pela passagem do seu 27º aniversário de emancipação político-administrativa. Garruchos fica localizada na fronteira com Argentina e tem Santo Antônio das Missões, São Nicolau e São Borja como municípios vizinhos.

O município de Garruchos se destaca na agropecuária com expressivo número na geração de grãos, especialmente soja, arroz, trigo e milho. Sua produção está entre as maiores do Rio grande do Sul. O município tem o rio Uruguai como maior atrativo das belezas naturais que, com 80 quilômetros de costa, é considerado um dos melhores lugares para pesca. No local denominado Barreiro, frequentadores buscam água mineral e barro medicinal. Emancipado em 20 de março de 1992, pela lei estadual 9.609/92,

O município abriga duas grandes conversoras de energia elétrica, que fazem a conversão nas importações e exportações entre Brasil e Argentina. O nome Garruchos é oriundo da garrucha (lâmina em forma de meia-lua, presa na ponta de uma vara de madeira) usada para desgarronar os animais. Os próprios garruchenses inventaram esse instrumento de caça.

Confira a programação:

Dia 09 de março (sábado), às 09h, no Salão Comunitário de São José Velho, haverá um encontro em comemoração ao dia Internacional da Mulher com o apoio da Emater – RS, neste dia terá festival de pratos típicos de milho, almoço gratuito para as mulheres e crianças, homens acima de sete anos será cobrado um valor acessível de R$ 5,00, e na parte da tarde reunião dançante.

Dia 10 de março (domingo), os amantes da prática de manobras colocarão suas máquinas no Veloterra, na pista que fica localizada na entrada da cidade, às 13h30min, após a 1ª etapa da Copa Noroeste de Velocar, chevett, kart, fusca e gaiola.

Dia 11 de março (segunda-feira), às 18h será realizado o vôlei misto.

Dias 13, 14, 15 e 16 de março (quarta, quinta, sexta e sábado) diversas atividades com a carreta do Sesc, no dia 15 às 09h no Cais do Porto, nas águas do Rio Uruguai serão realizadas atividades esportivas.

E o tradicional baile do município será por conta do Musical JM no Ginásio Poliesportivo na noite do dia 16 de março.

No dia 17 de março, às 19h na Praça da Matriz, o culto Adorando a Deus.

Dia 18 de março, na praça municipal, ocorrerá o dia todo diversas atividades do Dia da Cidadania.

Dia 19 de março, às 09h – Passeio ciclístico com saída do ESF1, com premiações e às 18h30min terá show de talentos com mateada, também na praça, e no dia 20, feriado municipal, o atendimento será só na secretaria de saúde através do plantão.
 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Grupo Fronteira Missões com informações da Rota Missões

Mais notícias - Geral