Geral
Coopatrigo promove reunião sobre manejos de doenças na cultura da soja
17/12/2018 13:56
Foto: (Foto: Reprodução | Coopatrigo)

Como faz em todas as safras a Coopatrigo esteve realizando um importante encontro técnico levando informações aos seus associados sobre manejos de doenças na cultura da soja. O ano promete ser de chuvas mais regulares e isto deverá provocar uma pressão maior das doenças e os produtores precisam ficar atentos com esta situação.

Para falar sobre o assunto a Coopatrigo em parceria com a Basf trouxe o pesquisador e fitopatolagista Ricardo Balardim que é um dos maiores especialistas nesta área. “São muitas questões que influenciam a produtividade do agricultor na hora do manejo de resistência de doenças. Para que elas sejam respondidas de forma correta é preciso entender como funciona a fisiologia da planta e também da doença. Sem o conhecimento necessário, a decisão errada poderá afetar toda a produção. Mesmo utilizando o fungicida, mas neste caso de forma tardia, provavelmente você terá um controle ineficaz e terá de combater um surto de ferrugem ou manchas”, afirmou o pesquisador.

Ricardo Balardim também falou sobre o período de intervalo entre uma aplicação e outra, que com a pressão esperada das doenças não deverá ultrapassar os 15 dias para que a planta fique bem protegida, já que após a entrada da doença já existem danos irreversíveis.

Outra dica deixada pelo pesquisador foi sobre o uso de adjuvantes nas aplicações para melhorar o efeito esperado na planta. “ O desempenho de um defensivo agrícola pode ser melhorado com a adição de adjuvantes na calda de pulverização. As principais propriedades de um adjuvante são: dispersabilidade, tensoatividade, espalhabilidade, absorvibilidade, penetrabilidade, redução da evaporação e prevenção da cristalização dos produtos carregados, melhorando a eficiência destes produtos na planta”, afirmou Ricardo Balardim.

O presidente Ivo Batista classificou como muito importantes encontros como estes que vem de encontro com os objetivos da cooperativa que é fornecer uma assistência técnica de qualidade para que os associados consigam produzir mais e com qualidade.

 

Autor: Roberto Marques

Fonte: Assessor de Comunicação Coopatrigo

Mais notícias - Geral